Módulo1: Preparação de Telas

Diapositivo ou Fotolito


Primeiro devemos definir qual o tipo de trabalho queremos desenvolvem em Silk- Screen se por Hobbie ou profissionalmente. Se por Hobbie, podemos conseguir nosso “fotolito” através de trabalhos elaboramos a mão, com muito capricho, porém se quisermos desenvolver um trabalho profissional, mas é primordial o conhecimento de técnicas ligadas a fotografia e conhecimento em arte final para os trabalhos mais complexos.

O conceito básico do fotolito é não deixar a luz passar, uma área deve ser transparente possibilitando a passagem da luz e a outra deve ser o desenho todo na cor preta para bloquear a passagem da luz.

Alguns tipos de diapositivo:

Transparências
É um filme transparente, contendo na sua área central o desenho a ser impresso, gravado em preto opaco. O diapositivo pode ser numa impressora a laser.

Papel vegetal
É o mais comum tem um grau de transparência suficiente para deixar passar a luz, o desenho pode ser feito diretamente sobre o papel com tinta nanquim ou em uma impressora a lazer e até mesmo numa jato de tinta. Mas a principal deficiência é a instabilidade do papel que tende a esticar-se, encolher-se ou ondular-se segundo as variações do clima. Isto acontece também em razão da umidade provocada pelas extensas áreas cobertas com tinta. 

Poliéster
É um dos materiais mais indicados para se trabalhar em SiIk-Screen. Trata-se de um filme perfeitamente estável e resistente, está disponível em dois tipos: o transparente e o translúcido. Este último é o mais indicado pois aceita a pintura com tinta nanquim sem a necessidade de nenhum tratamento complementar.

Filme de recorte
Este material é bastante translúcido e é encontrado nas cores vermelhas e amarelas. Podemos então copiar desenhos ou criar novos colocando um esboço por debaixo do filme e recortar com um estilete, tomando o cuidado de não forçar o estilete para evitar um corte muito profundo. Depois de feito o corte pode-se puxar o filme externo com cuidado, dando assim forma ao desenho. É muito utilizado quando se necessita de se cobrir grandes áreas no desenho, evitando assim o cansativo trabalho de se preencher com tinta nanquim.

Fotolito fotomecânico
O diapositivo resultante do processo fotográfico também é chamado “fotolito”. Neste processo, fotografa-se a arte final numa máquina construída especialmente para esse fim onde um filme pré-sensibilizado é “queimado” com a exposição da luz sobre a arte-final e após a exposição o filme é revelado, lavado e fixado em produto quimicos comuns usados em fotografia, obtêm-se um filme transparente com o desenho em preto. 

 

 A separação de cores

Em Silk-Screen, é possível se trabalhar com mais de uma cor, pois sabemos que nosso trabalho ficaria muito limitado se o nosso trabalho fosse monocolor.

Para que possamos trabalhar em mais cores, é necessário se conhecer o princípio da separação de cores. Entendemos que para cada cor utilizada em Silk-Screen temos que confeccionar um fotolito e uma matriz distinta para cada cor que venha compor nossa arte, se uma arte tem 2 cores, então fazemos dois fotolitos distintos.

Exemplo:
Uma figura de um logotipo, e neste desenho temos as cores vermelha, azul, amarela e verde, então devemos confeccionar um fotolito em separado para cada cor, um para vermelho, outra para o amarelo, azul e verde, de forma que se remontássemos o desenho o mesmo tem que se compor, e para cada um desses fotolitos uma matriz distinta e assim por diante.

Existe outra técnica para se confeccionar uma arte com diversas cores, por exemplo com oito cores, em muitos casos podemos usar uma técnica chamada de quadricromia, onde com uma divisão em quatro fotolitos sobrepostos é possível se reproduzir fotos e desenhos com diversas cores.

Esta técnica aparentemente fácil, exige do profissional se Silk-Screen, conhecimentos bastante precisos de fotolito e fotografia, mas um bom arte finalista com os equipamentos adequados poderão ajudar muito.



 O registro

Nada mais é do que uma marca nos quatro cantos do dispositivo. Essas marcas deverão estar posicionadas no mesmo local e na mesma altura, em todas as folhas que compõem o diapositivo. A impressão de todas as cores deverá acontecer sobre esta marca.

Os registro podem ser confeccionados manualmente, porém o ideal é que seja produzidos em equipamnetos próprios para fotolito onde não haverá chances de erros pois, basta alguns milésimos de milímetros para que a impressão saia totalmente fora do encaixe de cor.



Montagem de tela

Os quadros devem ser de madeira ou metal (alumínio ou ferro) o importante é que sejam suficientemente rígidos para não sofrerem deformação em função da pressão exercida pela malha ou pelo constante uso em condições de muita umidade.

Os mais utilizados são os de madeira (cedro e o pinho) por serem mais econômico e permitirem o esticamento manual da tela. Para trabalhos especiais, onde se exige mais precisão como reticula é aconselhável usar os quadros de metal por oferecerem mais estabilidade e dificilmente empenaram.
          


Calcule sempre 10 cm de cada lado do desenho exemplo; um desenho que mede 40x50 compre um quadro com 60x80.

A conservação do quadro garante sua duração um quadro pode durar muitos anos, portanto aqui estão algumas dicas de como cuidar bem do seu quadro,
q       Guarde sempre na posição vertical
q       Longe de umidades
q       Seque bem antes de guardar
q       Guarde em local ventilado e seco

A malha para serigrafia tem a aparência do véu desses que usamos em berços para bebês, com o forro de paletó.
É através destes furos da malha que serão impressos o desenho.
Levando em conta a complexidade ou simplicidade do desenho, tipos de tintas que será usada, superfície onde será feita a impressão, registro de cor etc., devemos selecionar a malha que será usada.

Alguns tipos de malhas e sua aplicação:
a)      Malha de 90 a 180. Podem ser usadas para impressão em quase todas as superfícies, desde que seja usada a tinta sintética ou vinílica.
b)      Malha de 30 a 90. Podem ser usadas para impressão em tecido, desde que usada tinta a base de água.

A malha para confecção da matriz deve ter:
v     Boa aderência para emulsão e filme de recorte e fotográfico
v     Durabilidade
v     Bom depósito de tinta
v     Boa resistência a produtos químicos
v     Resistência mecânica
v     Facilidade de limpeza

As malhas são o nylon que é a malha mais usada e o poliéster é usada para registros de cor mais precisos.
As malhas são designadas, pelo número de fios por centímetro linear, e a escolha adequada da malha para cada trabalho depende diretamente deste número.

Obs.Uma malha 44, significa que ela tem 44 fios por centímetro linear então significa que a cada 1 cm existem 44 fios.

A escolha da malha correta a ser usada num determinado serviço é muito importante, Uma malha mais aberta (furos maiores) permite maior passagem de tinta e oferece menor definição de detalhes, e uma malha mais fechada (furos menores) dificulta a passagem da tinta e oferece maior definição de detalhes.

Em geral as malhas mais usadas são:
Para metais, plásticos, vidros, reticulas desenhos com detalhes muito finos usam-se malhas mais fechadas recomenda-se acima de 100.

Para reticulas muito finas onde requer detalhes muitíssimos finos recomenda-se usar a malha acima de 150.

Para tecido, cortiça, madeira, e materiais porosos onde não requer muita definição do detalhe recomenda-se a malha acima de 34 e máximo de 90.

Uma vez escolhido o quadro e a malha que mais convém a sua necessidade podemos passar para o esticamento da malha.

Existem dois tipos de esticamento de tela: o manual e o mecânico em ambos os casos é importante uma esticagem correta da malha, pois isso assegurará a precisão do registro de cor e uma série de problemas de impressão.
Esticamento de tecido

Método manual de estiagem: embora não ofereça muita precisão de registro de cores, é muito usado e tem uma boa qualidade no registro de cores.
Trace um risco no meio da moldura do quadro, ele servirá de guia para quando você grampear ou fixar a malha com grampos ou percevejos.


Corte a malha 10 cm mais comprido e mais largo que o quadro e lave-a com sabão ou detergente neutro para retirar toda a goma e assim deixá-la mais flexível.
Coloque-a sobre o quadro, de forma que dois dos lados fiquem rentes aos lados do quadro e sobre nos lados opostos. 


Fixe as pontas dos lados que estão rentes, (lados 1 e 2 do desenho) e depois proceda grampeando em toda a lateral (1 e 2), procure colocar os grampos uniformes mantendo 1 cm afastado um do outro e alinhado ao traço que foi feito em cima do quadro ao grampear dê uma inclinação de 45°, e até a outra extremidade já presa formando um “L” (1e3) mantendo sempre a malha reta e sem ondulações. Feito o “L”.

             

 Vamos para os outros dois lados do quadro (2 e 4), penda o outro lado do quadro e agora proceda esticando a malha com uma das mãos (siga a seta) e a outra com o grampeador vá grampeando como foi feito nos outros dois lados, com o uso de um martelo vá batendo levemente os grampos para que não fiquem nenhum ressalto, corte o excesso da malha que sobrou.


Após grampear aplique fita adesiva sobre os grampos para evitar ferrugem nos grampos.

O tensionamento manual deve ser com puxando a outra extremidade da malha até o ponto da malha não agüentar mantendo sempre a malha molhada, pois assim ela não se retrai, ato que acontecerá ao secar o que garante o bom esticamento. Mas existem no mercado aparelhos para medir o tensionamento da malha são chamados de tensiômetros.
 
Esticamento mecânico neste processo é mais simples, pois o quadro é colocado sobre uma mesa onde existem pinças aclopadas a manivelas, coloca-se a malha sobre o quadro de forma a ficar esticada, prende as bordas nas pinças e aciona as manivelas e à medida que giram-se as manivelas as pinças se afastam puxando a malha, deixando a malha esticada é só grampear usando grampeador manual ou pneumático.




 Tipos de Sensibilizantes

È o agente responsável pelo endurecimento da emulsão através da ação da luz.

Bicromato de sódio
È o mais vendido e apresenta vários problemas é irritante a pele perigoso para a natureza causa endurecimento no escuro e reação ao calor. E não requer uma fonte de luz rica em ultravioleta.

Tem a duração de 4 dias após temperada e tempo para a gravação é de 4 horas pois a emulsão começa o processo de endurecimento mesmo sem a ação da luz.

Diazo
Não apresenta problemas não é irritante a pele e também não é perigoso para a natureza e não reage no escuro sua reação só acontece na presença de raios ultravioleta de 350 a 400 nanômetros.

Porém sofre uma pequena degradação na presença de umidade e calor.
Armazenado sobre refrigeração dura até 18 meses tem a duração de 3 meses se mantida em temperatura de 22ºC e 6 meses se mantida em refrigeração constante.

Uma matriz emulsionada pode ser fotografada em até 15 dias se mantida a 22ºC.

Fotopolímero
É o sensibilizador mais prático e moderno do mercado pois já vem encorporado a emulsão.

A emulsão sensibilizada com fotopolímero não é afetada pelo calor melhora a reprodução fotográfica garante a obtenção de camadas mais planas e ganha em resistência química.

Além disso é mais sensível a luz o que facilita a confecção de matrizes com camadas mais espessas.
O fotopolímero também deve ser fotografado por uma luz rica em raios ultravioletas

Nas emulsões pré-sensibilizadas o fotopolímero é o único sensibilizador nas emulsões dupla cura é complementado pelo diazo.

Sua duração é de até 24 meses e depois de aplicada pode ser fotografada em até 3 meses desde que mantida a 27ºC e longe de qualquer fonte de luz.

  
Emulsão

A função da emulsão é delimitar a passagem da tinta. Uma boa emulsão garante a perfeita definição da imagem mesmo para trabalhos que requeiram tecidos mais abertos e maior passagem de tinta.

Utilizada corretamente é o que garante a qualidade da impressão, pois o tecido garante somente a deposição de tinta.

Uma emulsão de baixa qualidade provoca recortes imperfeitos que causam falhas na impressão como o serrilhado .

Na escolha correta da emulsão deve-se levar em consideração 5 fatores:

1º.   Verificar o solvente da tinta e o produto de limpeza da tela. Existem emulsões que só resistem a solventes outras só a água e outra resistema a ambos.

2º.   Quanto a lineatura do tecido.Uma emulsão mais viscosa é indicada para tecidos mais abertos, uma emulsão menos viscosa é ideal para tecidos mais fechados devido a sua melhor penetração na trama do tecido;

3º.   Pelo nível de detalhes exigidos no fotolito.Uma emulsão de alta definição garantem que o contorno da imagem não acompanhe a trama do tecido;

4º.   Reaproveitamento.Estes fatores são importantes quando se pretende reutilizar a tela várias vezes;

5º.   Fonte de luz.O tipo de luz define o tipo de sensibilizador a ser usado.



 Para maiores informações sugiro o site: Gênesis Tintas , Tintas Saturno, Freemplast e HB

                                                                                                                              Continue no módulo 2

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